30 julho, 2012

CUPCAKE BY ADRIANA MILCZEVSKY

Olá pessoal!

Há um tempinho atrás, entrei em contato com a jornalista Adriana Milczevsky, pois fiquei sabendo que ela adora fazer cupcake. Pedi uma receita para postar no blog. Ela me respondeu rapidamente, mas não me enviou a receita, teve o cuidado de dizer que quando os fizesse me enviaria para eu experimentar, antes de postar. Aguardei, até que na última sexta-feira recebi uma mensagem da Adriana, receberia os cupcakes!!!!!

De uma gentileza ímpar ela, pessoalmente, entregou os cupcakes. Recebi 4 bolinhos em embalagem de acetato individual, wrapper lindo com imagens de sapatos, enfim, tudo muito caprichado (trabalho de "profissa").

E, chegou a hora de degustar: antes mesmo de dar a primeira mordida, o aroma me conquistou...café! A massa, que não tem leite nem ovos, ficou bem leve. O top, um glacê, tem um leve sabor de licor de amaretto (que eu adoro). Ainda tem o recheio de geléia de morango...hummm!

Enfim, foi uma grata surpresa: a receita é super elaborada, repleta de detalhes e de sabores inesperados. E olha que faz pouco mais de um ano que ela se aventurou às experiências culinárias e seu grande prazer são esses famosos bolinhos... e além disso, a Adriana é muito querida e atenciosa!

RECEITA - Cupcake de tiramisu vegano

Massa de baunilha
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
1/2 colher de chá de sal
3/4 xícara de soja, amêndoa ou leite de arroz
1/2 xícara de óleo de canola
2 colheres de chá de extrato de baunilha
2 colheres de sopa de vinagre branco ou de maçã

Espresso soak
1/3 xícara de licor de amaretto
1 colher de sopa de pó de café instantâneo

Calda de morango
1 xícara de morangos frescos ou congelados
1/2 xícara de açúcar
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 colher de chá de suco de limão
1/8 colher de chá de canela
pitada de sal

Glacê
2 colheres de sopa de pó de café instantâneo
2 colheres de sopa de licor de amaretto
2 colheres de sopa de água
1 colher de chá de extrato de baunilha
1 xícara de gordura vegetal
3 xícaras de açúcar

Para enfeitar
12 morangos frescos
lascas de chocolate ou canela em pau
folhas de hortelã

Para fazer o cupcake:
1. Pré-aquecer o forno a 350ºC. Em uma tigela grande, misturar a farinha, o açúcar, o bicarbonato e o sal. Em outra tigela, misturar o leite vegetal, o óleo, o vinagre e a baunilha. Despejar a mistura molhada na mistura seca e bater até homogeneizar. 

2. Preencher 12 fôrmas de cupcake (cerca de 2/3) com a massa. Assar durante 16 a 18 minutos. Deixar esfriar os cupcakes completamente antes de colocar na geladeira.

Para fazer o espresso:
1. Em uma tigela pequena, misturar o amaretto e o pó do café até dissolver. Reservar.

Para fazer o molho de morango:
1. Em uma panela pequena, cozinhar os morangos e o açúcar em fogo médio até os morangos murcharem. Deixar ferver em fogo baixo durante 5 minutos. Retirar do fogo e misturar a baunilha, o suco de limão, a canela e o sal. Provar e ajustar o açúcar se necessário. Deixar esfriar na geladeira.

Para fazer a cobertura:
1. Misturar o pó de café, amaretto, a água e a baunilha em uma tigela pequena e misturar até que o pó de café tenha dissolvido (cerca de 1 minuto). Em uma batedeira, bater até ficar homogêneo.

2. Com a batedeira em velocidade baixa, adicionar o açúcar e bater até incorporar. Adicionar 1 colher de sopa de líquido de café de cada vez, conforme necessário, até atingir a consistência desejada. Bater em alta velocidade por mais 2 minutos até formar um creme.

Para montar os cupcakes:
1. Usando uma colher, cortar um pequeno orifício da parte superior de cada cupcake (retirar cerca de 1 colher de sopa de bolo) e descartar. No buraco, colocar aproximadamente 1 colher de chá do espresso soak, 1 colher de sopa de molho de framboesa, 2 colheres de chá de chocolate (gotas ou lascas) e colocar glacê em cima. Decorar com um morango, folhas de hortelã ou canela em pau.






fonte da receita: clique aqui

2 comentários:

  1. A Adri arrasa nos cupcakes. Sempre deliciosos e lindos, demonstram o capricho e o carinho que ela usa na receita dos 'bolinhos'. Uma delícia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Realmente ela arrasa, este foi o primeiro cupcake que experimentei, espero ter a oportunidade de degustar mais de suas delícias em forma de bolinhos!
      Obrigada pela participação. Um abraço.

      Excluir